Páginas

domingo, 5 de setembro de 2010

LHC - Buraco Negro, Perigos do Acelerador nuclear.

Acelerador de partículas - Fim do mundo ou Começo de tudo?

Dados sobre o Aceleador

- Demorou quatorze anos paa ser construídos
- Custou mais ou menos 10 bilhões de doláres
- A maior máquina já construida nos ultimos tempos
- Está instalado num túnel de 27Km entre a França e a Suíça, e possui quatro detectores distriuídos pelo túnel

Reportagem sobre o Acelerador de Partículas pela revista O GLOBO

Acelerador de partículas cria explosão inédita e consegue simular o Big Bang


 O Grande Colisor de Hádrons (LHC) bateu um novo recorde nesta terça-feira. O acelerador de partículas coseguiu produzir a colisão de dois feixes de prótons a 7 tera-elétron volts, criando uma explosão que os cientistas estão chamando de um "Big Bang em miniatura". O feito emocionou a equipe do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), que aplaudiu de pé o resultado da experiência assistida por pesquisadores do mundo todo via um link remoto.

O equipamento, cuja construção custou aproximadamente US$ 10 bilhões, retomou suas atividades em novembro. O LHC foi desligado nove dias depois de seu lançamento, em setembro de 2008, por problemas de superaquecimento. O reparo custou mais US$ 40 milhões.

Dez dias atrás, dois feixes de partículas começaram a percorrer, em direções opostas, o túnel oval, a uma energia de 3,5 tera-elétron volts, ou 3,5 bilhões de bilhões de elétron volts (três vezes maior do que o recorde registrado anteriormente).


Estamos abrindo as portas para a nova física, um novo período de descobertas na história da Humanidade


- Estamos abrindo as portas para a nova física, um novo período de descobertas na história da Humanidade - disse Rolf-Dieter Heuer, diretor-geral do Cern.

Prioridade é a 'partícula de Deus'

Os cientistas esperam que o LHC lance luz sobre grandes mistérios do Universo. A principal motivação é identificar o bóson de Higgs, também conhecido como "partícula de Deus". Proposto em 1964 pelo escocês Peter Higgs, o bóson seria o responsável por dotar de massa tudo o que existe no Universo, transformando gases em galáxias, estrelas e planetas. A partícula também possibilitaria o surgimento da vida na Terra e, talvez, em outros locais do cosmos. Por isso há tanta expectativa de que o LHC forneça provas de sua existência.